Petit sobremesa low-carb

Muitos de nós de vez em quando saem de uma alimentação equilibrada ou até mesmo cometem certas jacadas em casos pontuais. Acreditamos que exceções fazem parte da vida real (se forem realmente exceções!!!). No entanto, devemos ter uma atenção redobrada para que isso não aconteça se alguém já apresenta problemas de saúde, arrependimento ou culpa após o deslize e principalmente se tem muita dificuldade para voltar ao equilíbrio. Vale a pena conferir um post bem legal que a nutri Paula Mello fez justamente sobres as jacadas e a dieta.

Para ajudar a permanecer em equilíbrio ou a voltar a ele depois de uma jacada, acho muito legal as receitinhas de doce low-carb. Minha dica é que tenha as receitas básicas para doces refrigeradas ou congeladas (a depender da sua compulsão). Quando bater aquela vontade de comer doce antes de voltar a ficar zen você pode montar uma pequena porção adoçada da sua preferência.

A receita a seguir é uma petit sobremesa de chocolate com morangos que aproveita as receitas básicas de curd e ganache e as claras que sobram quando faz o curd.

 

Ingredientes

  • 1/2 receita de Curd de laranja e suco de 1/2 limão pequeno ou então 1/2 receita de Curd de limão já pronto
  • Ganache low-carb perfumada (usei a outra metade da receita do curd para fazer a ganache conforme a receita)
  • 2 claras que sobraram ao fazer o curd
  • xilitol para adoçar
  • Morangos frescos

 

Modo de fazer

Bata as claras em neve, acrescente o suco de limão e adoçe a gosto (sempre que uso as claras cruas, gosto de cozinhar um pouco as claras em banho maria antes de bater em neve).

Misture as claras ao curd para transformá-lo em um curd aerado falso de limão (se quiser, pode acrescentar as claras em neve sem o limão, foi uma opção que encontrei para quem quer variar o sabor com a mesma receita básica do curd de laranja, que era o meu caso).

Monte em pequenos copinhos ou tacinhas uma camada de ganache e uma camada de curd aerado. Leve para refrigerar na geladeira até o momento de ser consumido (se a ganache estiver muito fluida leve para gelar também antes de colocar a segunda camada). Na hora que for consumir, acrescente morangos frescos picados por cima.

Em cada copinho coloquei aproximadamente:

  • 12g de ganache
  • 20g de curd aerado
  • 10g de morango

 

photogrid_1473972691315

Fica muito gostoso! Ideal para os momento que dá a louca de doce. Sugestão de substituir os morangos por outras frutas frescas de sua preferência. Monte a sua sugestão de petit sobremesa low-carb e nos marque no Instagram para vermos o resultado!


 

OBS: Em geral, sobremesas com clara em neve que não sejam consumidas no mesmo dia, formam uma caldinha com uma pequena parte das claras que se desmancham. Eu acho gostosinho, mas vale a pena experimentar para ver o que acha. Se quiser evitar esse efeito, sugiro misturar um pouco de gelatina sem sabor (dissolvida em água conforme embalagem) nas claras em neve.

24hrs por dia mãe, cidadã, profissional e mulher igual a muitas. Com forte histórico de comfort food, considera a alimentação páleo/low-carb um dos pilares na busca por equilíbrio em todas as esferas da vida. Adora fazer da família seu mundo e do mundo sua família!