Torta Holandesa

Uma torta gelada completamente deliciosa, agora na versão low-carb. Camadas de sabor uma atrás da outra, faz da Torta Holandesa irresistível!!

Eu não sou muito bom com tortas complexas, mas quando vi a publicação da Gabe (Gabakery) fiquei louco para fazer a minha versão, porque foi imediato, vi como seria montado em fração de segundos, simplesmente não teria como ficar ruim :-D. Dando uma pesquisada, também achei outra versão da Panelaterapia, e aí fechou a receita. Fantástica!!

Pelo que li no Wikipedia: “A torta holandesa é uma torta feita por um leve creme espesso e frio, com cobertura suave de creme de leite fresco e chocolate meio amargo picado chocolate e bolachas banhadas no chocolate ao leite decoradas em volta.”. Então posso considerar a minha uma Torta Holandesa :P.

Li no site Bem Paraná:

A reportagem ligou para a Embaixada da Holanda, em Brasília, e teve uma surpresa: lá ninguém conhece a torta holandesa! Segundo o chef Marcius Temperani, do restaurante O Compadre, de São Paulo, essa delícia que leva biscoito de maisena e chocolate é originária de Campinas. “A receita foi criada por Sílvia Leite, em 1991. Ela era, na época, proprietária de um café no centro de Campinas e deu o nome ‘holandesa’ à torta em homenagem aos bons momentos que viveu na Europa”, explica o chef.

Chega de blá blá blá e vamos à receita da TORTA HOLANDESA!!!

A receita é um mix de outras receitas do blog, aqui vamos nós:

Modo de Preparo

 

>> Para a base e lateral da torta eu aconselho fazer o Biscoito de coco que já passei aqui no blog. Também é possível fazer com o Biscoito Cracker com uma versão adoçada, a farinha fica a preferência de vocês, eu particularmente gosto da de avelã misturada com farinha de coco.

  1. Forre a bandeja com os biscoitos e já coloque na lateral. Reserve no congelador enquanto prepara a segunda parte.

>> Para a parte branca da torta, eu prefiro, e muito, o creme de coco, que é uma mistura de creme de leite com creme de leite de coco, claro dá mais trabalho, mas uma torta dessa é um acontecimento, uma ocasião especial, e merece esse trabalhinho. Dá para trocar o creme de leite de coco por leite de coco, mas não fica o mesmo sabor.

>> Coloque na forma, em cima dos biscoitos e reserve no congelador, por umas 2 horas.

>> A parte de chocolate é um mousse, que pode ser feito de várias formas, eu prefiro a mais simples:

  1. Pegue uma lata de creme de leite (300 ml), bata na batedeira até dar volume (leva uns 3 min);
  2. Acrescente 3 colheres de sopa de cacau em pó e meia xícara de xilitol ou equivalente de algum outro adoçante. É possível também derrerter o chocolate e fazer uma ganache em vez do mousse, inclusive com curd de laranja ou limão.
  3. Coloque em cima do creme de coco;

>> Acrescente coco ralado e camadas de chocolate para dar uma enfeitada e reserve novamente por 2 horas no congelador.

Segue a tabela dos macronutrientes. Não se esqueça de nos marcar no Instagram e no Facebook quando fizer receitas nossas.

Abraços,

Engenheiro químico que aprendeu a cozinhar para obter uma saúde melhor. Em processo de emagrecimento comendo muita gordura e proteína. Entrou numa fase de curtir cozinhar coisas novas. Adora andar de bicicleta aproveitando o ambiente.