Dieta dos 2 dias

Descobri o livro Dieta dos dois dias e devorei em uma noite. Basicamente o livro me chamou atenção por defender o jejum intermitente com alguma lógica científica e por falar sobre o efeito da insulina.

  • Título: A Dieta dos 2 Dias
  • Subtítulo: Fique Mais Magro e Saudável com o Método do Jejum Intermitente
  • Autor: Dr. Michael Mosley, Mimi Spencer
  • Editora: GMT
  • Edição: 1
  • Ano: 2013
  • Idioma: Português
  • Especificações: Brochura | 200 páginas
  • ISBN: 978-85-7542-963-1

Eu esperava argumentos mais lógicos no livro, que é uma confusão para aqueles que já sabem as vantagens de uma dieta de baixo carboidratos, e a maior das confusões talvez seja o fato dele mandar consumir alimentos com baixo índice glicêmico (IG) e evitar gorduras e proteínas!! Putz, o pessoal simplesmente não consegue entender que gordura tem 0 de IG? caramba, não há resposta melhor que usar gordura numa dieta!!!

Sobre Jejum Intermitente

O livro aborda muito bem esse tópico, mostra diversos exemplos e tenta ser científico, apesar que ele acaba tendendo mais para uma ou 2 pesquisas. Defende o tempo todo que jejuns prolongados são muito bons, sustentando que o corpo entra em modo de manutenção nesse tempo, e por isso , fica protegido de outras doenças. Inclusive ele aborda que as células do corpo ficam hibernando enquanto as cancerígenas continuam ativas, e portanto isso melhoraria o tratamento quimioterápico – não há constatação científicas para isso, mas já há pesquisa sobre dietas cetogênicas e com tratamento do câncer (uma reportagem com vídeo interessante aqui).

Mais interessante sobre o tópico, é o autor relatar que é impossível para maioria das pessoas fazer isso e por isso ele “inventou” uma dieta que por 5 dias as pessoas comeriam normalmente e por 2 dias comeriam aproximadamente 500 calorias, afirmando que isso é jejum 🙄 . A verdade é que o corpo TENTA entrar em modo de cetose (ele fala isso apenas uma vez durante o livro todo!!) queima gordura e depois volta ao modo lixo. Isso para mim não é sustentável.

Esse foi o trecho que mais tive interesse e acredito que consegui bom material para fazer um post sobre jejum intermitente. Apesar dos erros óbvios dos autores.

Calorias

Ainda fico pasmo com dietas a base de calorias. É uma furada completa, e se você ainda tem dúvidas leia esse post do Dr Souto falando sobre isso e esse também. Calorias importa, obviamente, mas o corpo se adapta, e pouquíssimas pessoas precisam contá-las, realmente depende do objetivo (deem uma lida no post de Peter Attia).

Está lá no livro que insulina regula os depósitos de gordura, e ele utiliza apenas o índice glicêmico para controlar isso (MAS NÃO USA GORDURA, isso me deixava nervoso demais 👿 ). Obviamente ele não usava gordura por ser bastante calórico, aff!! Segue a lógica da dieta do livro:

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Fonte na figura!! A imagem não é do blog!

O livro tem muitas citações que indica que uma dieta rica em gordura emagrece, mas os autores não exploram, eles parecem ser adeptos a uma dieta mediterrânea pois a citam o tempo todo. Eles possuem bons argumentos de que não há perda de massa magra, principalmente aliada aos exercícios (isso já no finalzinho).

Inclusive ele afirma que só precisamos de menos de 60g de proteína, o que é uma afirmação irresponsável, afinal esse valor depende da massa magra da pessoa e dos objetivos que se pretenda (em média recomenda-se de 1 a 3g/dia por kg de massa magra, depende se quer emagrecer ou criar músculos), fica evidente no livro que os autores temem a proteína em excesso, pois libera muitos hormônios similares a insulina (IGF1) e cause câncer.

Conclusão

O livro tem bons fundamentos sobre jejum intermitente mas, devido a conceitos errados e confuso, não é indicado para aqueles que estão iniciando uma dieta de baixo carboidrato e não tem fundamentos científicos para embasá-los. Tem uma grande fobia por gordura e uma fobia menor por proteínas. Fala que carboidratos é ruim, mas recomenda aqueles com baixo índice glicêmico APENAS no dia de jejum. Faltou diversificar os argumentos científicos, pois baseiam-se nas pesquisas de Valter Longo, do Instituto de Longevidade da Universidade Southern California.

Nota = 5,0.

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IMITAÇÃO

A galera não perde tempo e já fez um livro imitando o livro. Não vou perder meu tempo lendo, mas se algum leitor fizer uma resenha, favor avisar 😀

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Engenheiro químico que aprendeu a cozinhar para obter uma saúde melhor. Em processo de emagrecimento comendo muita gordura e proteína. Entrou numa fase de curtir cozinhar coisas novas. Adora andar de bicicleta aproveitando o ambiente.