A Dieta do Índice Glicêmico

Um livro realmente irritante! Eu nunca vi usar um conceito tão simples quanto Índice Glicêmico (IG) de forma tão errada e tão cega. Como as pessoas não conseguem enxergar que gordura tem IG = 0??

  • Título: A Dieta do Índice Glicêmico
  • Autor: Rick Gallop
  • ISBN: 8575422235
  • Acabamento: Brochura
  • Peso: 225 g
  • Edição: 1ª Edição – 2006
  • Número de Páginas: 144
  • Gênero: Medicina e Saúde – Dieta
  • Editora: Sextante

Eu sinceramente esperava mais do livro, achei que por trazer informação de como a insulina afeta o armazenamento de gordura ele ia dar boas dicas para controlar o IG. Mas são tantas, tantas informações erradas, que a cada virada de folha eu queria queimar o livro. Duvida? Essa aqui foi a gota d´água:

Nova Imagem

USAR MARGARINA!!! Como uma dieta que se prese, manda usar margarina???? Sério, só leiam esse post da Super Interessante, e você vai entender o porquê da minha indignação. 

E o bacon? Proibido!!! Um alimento com baixo IG que é perfeitamente compatível com a dieta que utiliza esse indicador e é proibido porque tem muita gordura. Será realmente que o autor, sendo cardiologista, 15 anos presidente da socieda… deixa para lá ¬¬, o autor simplesmente escreve dizendo que as gorduras vão entupir suas artérias (sem nenhuma citação científica), não comenta sobre o IG dela, não comenta como a gordura pode baixar o IG da refeição em si, não comenta nada de importante, apenas faz uma classificação bizarra e condena firmemente a gordura SATURADA dos alimentos naturais. Volto a dizer, ele recomenda MARGARINA, sem comentários 😡 .

Dá para confiar num autor que tem um livro para cada tipo de situação? Se isso não é ganhar dinheiro eu não sei o que é:

gidietcollage-can-new

Acho que aprendi mais sobre IG na página do Wikipedia (Inglês, porque o do Brasil é o próprio livro do Rick) do que no livro, pois ele nem explica bem essa parte, só o mesmo bla bla de sempre. A página do GNT explica bem a dieta, não precisa gastar dinheiro com o livro, basta ler a figura abaixo que resume completamente..

IG-pic

É impressionante que eles preferem dizer que a proteína baixa o IG e não diz que a gordura também pode fazer isso. Ah! Acho que as pessoas precisam de um psicólogo para tratar a GORDURAFOBIA (podiam ler aqui e aqui para se curar).

Algumas tabelas bem completas contendo índice glicêmico podem ser encontradas aqui e aqui. Obviamente ninguém fala nada de alimentos gorduroso hehehe.

Tem um ponto BEM INTERESSANTE que o autor fala, que a conta é simples, temos que ingerir menos calorias para perder peso. sim meus caros, depois de tudo que ele fala sobre a insulina, a resposta dele é essa, comer menos 500 calorias por dia para perdemos um quilo de gordura por semana, por favor, leiam aqui, aqui, aqui e esse sobre o significado de 20 calorias. Vou dar um exemplo que eu vivi:

Fiquei 4 meses no SPA, comendo 500 quilocalorias por dia (sim, loucura) e durante esse período emagreci 36kg. Considerando que meu gasto metabólico basal é de 1800 kcal (não vou incluir o gasto calórico com exercícios, musculação, passeios que tive lá, pois eram raros), eu estava com um déficit de 1300 kcal por dia, ou seja, 156000 kcal, considerando que 1 kg de gordura tem 7000 kcal, então eu deveria ter perdido 22kg. Mas perdi mais, sabe porque? QUALQUER DIETA com 500 calorias é sempre lowcarb, não tem como não ser, o problema é que era lowfat, e eu ficava o dia inteiro dormindo, ou no computador numa preguiça danada. O importante é que essa conta simplesmente não é correta, metabolismo pode baixar e aumentar, é MUITO MAIS COMPLEXO DO QUE ISSO!! Com certeza perdi muitos kg de músculos, infelizmente.

Duvida ainda das calorias? Um cara comeu 5000kcal de praticamente gorduras e proteínas, quase 0 de carbs e engordou … 1,5kg e perdeu 1 cm na cintura? Oh!! Como diz o jargão na internet “Os nutricionistas piram!” (Veja aqui).

Enfim, é isso, o livro é um verdadeiro lixo, não indico a ninguém, se quiser saber sobre índice glicêmico, a internet tem informações melhores, tem poucas passagens interessante (como funciona a insulina, a redução dos grãos na dieta e a afirmação de que os órgãos de saúdes estão errados na dieta atual), mas tem inúmeras informações erradas e milhares de contradição.

Nota: 3,0

OBS: A Publifolha está comercializando um livro similar (no título), “A dieta do BAIXO Índice Glicêmico“, tenho medo só de pensar no que tem dentro 😯 . Confira as capas.

 


 

Engenheiro químico que aprendeu a cozinhar para obter uma saúde melhor. Em processo de emagrecimento comendo muita gordura e proteína. Entrou numa fase de curtir cozinhar coisas novas. Adora andar de bicicleta aproveitando o ambiente.